Doutoramento em Sociologia do Desporto (ciência do desporto, em 2004) – fui docente e investigadora na Universidade do Porto durante mais de uma década.
Decidi mudar de/a vida! Trabalho como freelancer na revisão e criação de conteúdos (texto escrito) desde 2014 – uma paixão que se transformou em amor, numa dedicação só compreendida por aqueles que trabalham no que realmente gostam e acreditam.
Enquanto freelancer, o cuidado pelo pormenor, a paixão pela leitura e o estudo constante – realizando formação contínua em escrita criativa, línguas diversas, de revisão de texto e outros cursos associados à escrita e à cultura geral e história – contribuem para desenvolver um trabalho de excelência e único na área da revisão linguística – diz quem recorreu e continua a recorrer aos serviços oferecidos.
Regressei ao ensino em 2018 em regime de tempo parcial. O Desporto é um fenómeno global de tal modo agregador e apaixonante, que é impossível ficar indiferente ao seu potencial para a formação da pessoa humana.
Quanto ao resto, são histórias. Somos histórias.
As que contamos para nos construir são muitas.
No meu caso, escrevo para caminhar, para descobrir, para aprender, para ir além de mim…
Rever estas histórias é um verbo para melhorar, aprimorar, aperfeiçoar.
A revisão impele a repensar.
Por isso, escrevo, por isso revejo. Por isso, também traduzo.
Ao traduzir o pensamento, ao traduzir um texto, entramos num outro mundo.
Por vezes, um mundo admirável e novo, em contínua renovação e transformação.
Afinal, para que serve um texto? Para isso mesmo, para interpretarmos e compreendermos o mundo. A vida, ela própria.
Ana Luísa Pereira
Ver no blog...
“Lisboa” – Sugestão de leitura
Lisboa faz parte da colecção Portugal publicada pela editora Centro Atlântico. Nesta colecção, os autores convidados, entre os quais João de Melo, efectuam um percurso
“Como escrever” – Sugestão de leitura
Miguel Esteves Cardoso (MEC) é um autor que quase todos os portugueses conhecem, quando mais não seja da televisão e das crónicas quase diárias do
“O Arco-Íris” – Sugestão de leitura
Yasunari Kawabata (1899-1972) foi um proeminente escritor japonês e o primeiro do seu país a ser laureado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1968.